top of page

YAKISOBA - ALÉM DO MACARRÃO

  • Foto do escritor: takashirestaurante
    takashirestaurante
  • 17 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Considerado um dos pratos quentes mais populares da culinária japonesa, o yakisoba é a porta de entrada para quem está começando agora a provar todas as delícias que a cozinha oriental tem a oferecer. As várias opções deste prato fazem dele um representante oficial para um jantar democrático e super saboroso.

ree

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o yakisoba que conhecemos não é feito de “soba” (trigo sarraceno). Sua composição inclui ingredientes como a farinha de trigo e água alcalina, também conhecida como kansui.


A origem deste prato ainda é uma incógnita, porém existem algumas teorias que com o passar do tempo ganham ainda mais força.

Uma dessas teorias defende que o prato surgiu após a Segunda Guerra Mundial na província de Akita, em uma dagashi-ya (loja de doces e salgadinhos). Em algumas dessas lojas vendiam-se okonomiyaki (prato que lembra muito uma panqueca). Um certo dia o dono de uma dagahi-ya teve a ideia de aproveitar a chapa (teppan) onde era feito o okonomiyaki para fritar o macarrão. Assim nascia o yakisoba.


Outra teoria afirma que o yakisoba nasceu em Fujinomiya, como uma alternativa ao macarrão feito de farinha de arroz (bifun), após a Segunda Guerra Mundial.

E há ainda quem defenda que com a escassez de farinha após a Segunda Guerra Mundial, as pessoas começaram a colocar repolho no macarrão para aumentar o volume do prato e temperá-lo com molho inglês.

ree

Atualmente existem algums pratos que integram o yakisoba no seu preparo. São eles:

  • Yakisoba Pan – basicamente é um sanduiche com recheio de yakisoba. Muito comum nos festivais do Japão.

ree
  • Modan-yaki - yakisoba preparado com os ingredientes do okonomiyaki.

ree
  • Omusoba – omelete recheado com yakisoba

ree

Assim como aqui no Brasil temos yakisoba vegetariano, de camarão e carne vermelha. No Japão também existem algumas variações bem interessantes deste prato.


  • Seto Shoyu – macarrão cozido no vapor, com carne de porco cozida em um caldo a base de soja. O prato também leva repolho e gengibre em conserva.

  • Muraoka Mayo Yakisoba – prato feito com maionese, óleo de pimenta, molho de ostra e vários ingredientes.

  • Yakisoba Italiano – Famoso na província de Niigata, este prato é feito com macarrão e coberto com molho de tomate, molho curry ou molho bechamel e gengibre. Um estilo bem ocidental de yakisoba.

Esses pratos são bem populares em suas cidades, é bem difícil vê-los aqui no Brasil.

Gostou de saber mais sobre esse prato tão popular?! Qual deles você gostou mais? Conhece mais alguma variação de yakisoba?

Deixe nos comentários e até a próxima.






 
 
 

Comentários


Endereço: Mons. Alfredo Meca - nº33 Julio Mesquita - Bragança Pta.

Reservas ou Delivery: (11) 4035 - 5272 / (11) 99854-1276

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone TripAdvisor
bottom of page